sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Verdade sobre a participação da Prefeitura de Cururupu nas negociações do protesto em Aliança.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                

A reunião aconteceu ás 15:00 horas entre INCRA (Jovenilson Araújo-chefe de Divisão Latifundiária) que estava representando a superintendência  do INCRA e Paulo Sabá Ouvidor Agrário do INCRA.Também a presença do Dr. Igor Almeida-Advogado do Centro de Cultura Negra,Ivor Fonseca Coordenador Executivo das Comunidades Quilombolas.Representantes do STTR de Cururupu e Mirinzal e líderes das comunidades de Aliança e Santa Joana,prefeitura de Cururupu através do Procurador que estava presente como espectador.

A reunião aconteceu em uma capela cerca de 1 km do local do protesto(MA 006). Em meio ás negociações,vendo que não se chegava a um acordo favorável a ambas as partes,o Senhor Paulo Sabá tomou a iniciativa de permanecer na comunidade de Aliança,enquanto uma comissão iria até São Luís juntamente com representantes do INCRA para uma audiência com o juiz federal (27/11/2013). Neste momento o Procurador do município falava que a interdição da MA 006 as cidades de Cururupu e Mirinzal estavam sendo prejudicadas e que o município iria disponibilizar o transporte para a locomoção da Comissão até a Capital no dia seguinte (27/11/2013),o que de fato aconteceu.
A omissão de posse deu-se ao INCRA,e não aos moradores como havia sido comentado.
Portanto  vereador Pinto,secretária de Educação e Procurador do município de Cururupu não foram os principais motivadores da liberação da MA 006 como foi postado no blog do Marco D´eça. A prefeitura foi sim,uma das peças de importância  na negociação com os moradores.Porém não a principal.
  •  Fontes cedidas pelo repórter Carlos César Sena da Rádio Alvorada FM de Cururupu,que acompanhou toda a negociação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário